Escrito por Simone Tenorio de Carvalho CordeiroAnálise em uma Sala de Maternal
Esta observação foi feita por mim, no processo de adaptação do meu filho á pré-escola no período de uma semana. Gostaria de destacar que, antes deste um mês de vivência no jardim de infância, era hábito dele desenhar e pintar todos os dias em casa, de forma livre e desprendida, sem nenhuma orientação da minha parte (ANEXO). A classe contava com 11 alunos e havia apenas duas mesinhas de plástico que cabiam quatro crianças em cada uma. A escola adotou a folha de sulfite A3 para imprimir as suas atividades pedagógicas diárias. O tamanho da folha é exatamente o tamanho da mesinha, onde, a professora aplicava as lições de dois em dois alunos por falta de espaço, enquanto os outros brincavam e eventualmente uma ou outra saia correndo da sala, ou pedia para ir ao banheiro ou beber água. O tempo de explicação da atividade para essas duas crianças não ultrapassavam o meio segundo.A professora disponibilizava um potinho com vários giz-de-cera e quando a atividade tinha a aplicação de cola glitter ou plástica, a professora os auxiliava pegando em suas mãozinhas, o que acabava resultado em traços bem característicos da própria professora.
Como sendo ela apenas para aplicar a atividade, observar o aluno que saiu da sala e manter a harmonia dos que brincava, a criança que estava desenvolvendo a atividade a fazia de forma mecânica e como a professora tinha que aplicar a lição aos 11 anos da classe, as atividades eram realizadas de forma rápida, e na maior parte do tempo, as crianças brincavam ou dentro da sala, ou no pátio coberto, ou na mini-quadra, ou na piscina de bolinhas. Neste um mês de adaptação, as crianças desta sala não foram nenhuma vez á brinquedoteca.O que merece destaque nesta análise crítica é o uso de modelos prontos por parte da coordenação e diretoria do colégio. O oferecimento, por ex, de uma folha A3 em branco, neste período, nunca aconteceu. Demasiada importância se dá ao aprendizado pedagógico, como por exemplo, uma folha com duas figuras lado a lado. A primeira trata-se de uma arca com bichos e o segundo a mesma arca vazia. A professora explica rapidamente a diferença entre cheio e vazio. Quando cheguei em casa, perguntei ao meu filho sobre esta diferença, e ela não soube me responder, o que evidenciou que ele não absorveu o aprendizado desta relação.
O fato que desejo me deter é a expressividade e a criatividade em pintar essas atividades propostas, e em especial a expressividade do Rafael, meu filho, de 3 anos e 10 meses. Ele utilizava basicamente uma ou duas cores e seguia religiosamente os contornos dos desenhos (eram na verdade, folhas soltas de um grande “caderno de colorir”. Seus desenhos não tinham expressividade ou intenção. E quando terminava ele dizia: professora eu já acabei! Em um tom de “mais uma atividade feita”. A aplicação das atividades com pintura á dedo por ex, eram extremamente restritas e um cuidado demasiado da professora em manter a limpeza da sala, já que o banheiro ficava á uns cinco metros de distância da sala. Outro fator que observei, foi à verbalização da professora quando a atividade era entregue pela criança: “Nossa João Vítor, está lindo!” os trabalhos das crianças não são expostos em sala de aula, haja vista que o espaço é pequeno para a exposição das folhas A3. Eles eram imediatamente organizados e guardados dentro do armário da classe e lá ficavam até o dia da reunião de pais.O Rafael acabou pedindo para sair da escola, e ainda hoje não sei quais foram as razões dele para essa decisão. Mas um fato muito interessante foi que, durante o processo de adaptação, ele chegava em casa cansado e sempre que eu oferecia folhas e lápis, ele recusava e não produziu praticamente nada nestes dias. Uma coisa interessante foi que
ele pediu para eu comprar um caderno de colorir e eu comprei para ver se ele reproduzia exatamente a experiência dele na escola, e foi exatamente o que aconteceu. Na seqüência, depois de uma semana mais ou menos sem ir á escola, ele gradativamente foi verbalizando o desejo de pintar na “folha” em branco novamente e suas expressões voltaram a surgir com força total.
LOWENFELD, Vitor. Por que é importante a criança desenvolver uma atividade criadora? In: A criança e sua arte. São Paulo: Ed Mestre Jou, 1977.
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