5 de setembro de 2010

Análise em uma Sala de Maternal


Análise em uma Sala de Maternal
                     Escrito por Simone Tenorio de Carvalho Cordeiro

Esta observação foi feita por mim, no processo de adaptação do meu filho á pré-escola no período de uma semana. Gostaria de destacar que, antes deste um mês de vivência no jardim de infância, era hábito dele desenhar e pintar todos os dias em casa, de forma livre e desprendida, sem nenhuma orientação da minha parte (ANEXO). A classe contava com 11 alunos e havia apenas duas mesinhas de plástico que cabiam quatro crianças em cada uma. A escola adotou a folha de sulfite A3 para imprimir as suas atividades pedagógicas diárias. O tamanho da folha é exatamente o tamanho da mesinha, onde, a professora aplicava as lições de dois em dois alunos por falta de espaço, enquanto os outros brincavam e eventualmente uma ou outra saia correndo da sala, ou pedia para ir ao banheiro ou beber água. O tempo de explicação da atividade para essas duas crianças não ultrapassavam o meio segundo.
A professora disponibilizava um potinho com vários giz-de-cera e quando a atividade tinha a aplicação de cola glitter ou plástica, a professora os auxiliava pegando em suas mãozinhas, o que acabava resultado em traços bem característicos da própria professora.

Como sendo ela apenas para aplicar a atividade, observar o aluno que saiu da sala e manter a harmonia dos que brincava, a criança que estava desenvolvendo a atividade a fazia de forma mecânica e como a professora tinha que aplicar a lição aos 11 anos da classe, as atividades eram realizadas de forma rápida, e na maior parte do tempo, as crianças brincavam ou dentro da sala, ou no pátio coberto, ou na mini-quadra, ou na piscina de bolinhas. Neste um mês de adaptação, as crianças desta sala não foram nenhuma vez á brinquedoteca.
 O que merece destaque nesta análise crítica é o uso de modelos prontos por parte da coordenação e diretoria do colégio. O oferecimento, por ex, de uma folha A3 em branco, neste período, nunca aconteceu. Demasiada importância se dá ao aprendizado pedagógico, como por exemplo, uma folha com duas figuras lado a lado. A primeira trata-se de uma arca com bichos e o segundo a mesma arca vazia. A professora explica rapidamente a diferença entre cheio e vazio. Quando cheguei em casa, perguntei ao meu filho sobre esta diferença, e ela não soube me responder, o que evidenciou que ele não absorveu o aprendizado desta relação.

 
O fato que desejo me deter é a expressividade e a criatividade em pintar essas atividades propostas, e em especial a expressividade do Rafael, meu filho, de 3 anos e 10 meses. Ele utilizava basicamente uma ou duas cores e seguia religiosamente os contornos dos desenhos (eram na verdade, folhas soltas de um grande “caderno de colorir”. Seus desenhos não tinham expressividade ou intenção. E quando terminava ele dizia: professora eu já acabei! Em um tom de “mais uma atividade feita”. A aplicação das atividades com pintura á dedo por ex, eram extremamente restritas e um cuidado demasiado da professora em manter a limpeza da sala, já que o banheiro ficava á uns cinco metros de distância da sala. Outro fator que observei, foi à verbalização da professora quando a atividade era entregue pela criança: “Nossa João Vítor, está lindo!” os trabalhos das crianças não são expostos em sala de aula, haja vista que o espaço é pequeno para a exposição das folhas A3. Eles eram imediatamente organizados e guardados dentro do armário da classe e lá ficavam até o dia da reunião de pais.
O Rafael acabou pedindo para sair da escola, e ainda hoje não sei quais foram as razões dele para essa decisão. Mas um fato muito interessante foi que, durante o processo de adaptação, ele chegava em casa cansado e sempre que eu oferecia folhas e lápis, ele recusava e não produziu praticamente nada nestes dias. Uma coisa interessante foi que

ele pediu para eu comprar um caderno de colorir e eu comprei para ver se ele reproduzia exatamente a experiência dele na escola, e foi exatamente o que aconteceu. Na seqüência, depois de uma semana mais ou menos sem ir á escola, ele gradativamente foi verbalizando o desejo de pintar na “folha” em branco novamente e suas expressões voltaram a surgir com força total.

LOWENFELD, Vitor. Por que é importante a criança desenvolver uma atividade criadora? In: A criança e sua arte. São Paulo: Ed Mestre Jou, 1977.

Nenhum comentário: