12 de setembro de 2010

Atelier : Raio de Luz by Reggio Emilia





O Atelier Raio de Luz foi apresentado no Festival de Ciência de Génova em Novembro de 2005.
É um ambiente para  crianças, jovens e professores terem a oportunidade de experimentar algumas das qualidades de luz e familiarizar-se com a "gramática" da luz e sombra  através da interação individual e grupal.


A idéia nasceu do encontro entre o trabalho sobre a identidade do Centro Malaguzzi eo desejode fazer do atelier  um espaço inovador para a pesquisa sobre os cem línguas das crianças.



O Atelier Raio de luz propõe uma abordagem interdisciplinar do assunto sem uma progressão que leva a uma única solução. Pelo contrário, ela incentiva a elaboração da teoria eo conhecimento sobre a luz em ambos os indivíduos e grupos. A Concepção e realização do atelier surgiu com a contribuição de um grupo de trabalho composto por pessoas com diversas competências; atelieristi (Professor de arte),Pedagogo , um físico, um arquiteto e um grupo de voluntários formado por muitos pais entusiasmados. Fases sucessivas de pesquisa e desenvolvimento estão previstos para a exposição e serão colocados juntos em um período de dois anos.


Visita exploratória!!!
Crianças e adolescentes de todas as escolas de todos os níveis podem explorar e visitar o Atelier de iluminação em pequenos grupos.
As investigações e os julgamentos se alternam com momentos de partilha de experiências e narrativas através da utilização de diferentes linguagens:, gráficos coloridos, música, construtiva, multimédia ...


Essencial é o envolvimento dos professores em todas as fases do curso: preparar os alunos para reuniões, atendimento no local de trabalho no estúdio, na sequência da evolução na escola da experiência.

 


Vale a pena visitar o site na versão em Italiano e conhecer esta proposta inovadora http://www.raggiodiluce.eu/gpl/Atelier Raggio di Luce