Olá . Um tema importante em Educação Infantil é a rotina . Como organizar sem roubar a infância e o tempo precioso de ser criança. Coloco aqui uma parte de uma entrevista que as alunas de Pedagogia da UFSC fizeram com a Professora Maria Carmem Silveira Barbosa . Espero que gostem e reflictam :afinal as crianças de hoje devem ser submetidas a rotinas ?
PÔR AMOR E FORÇA: Rotinas na Educação Infantil.Profa. Maria Carmem Silveira Barbosa
Em conversa informal com a professora Maria Carmen, por ocasião do Seminário de comemoração aos 20 anos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/UFSC - A infância sob um olhar multidisciplinar, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a tese de doutorado dela e sobre as considerações que faz a respeito da rotina na Educação Infantil.O TEMA
- " Meu trabalho de Doutorado é relacionado à rotina na escola. A questão da rotina para mim como educadora era difícil porque eu sempre fui uma pessoa meio desorganizada. Em função dessa minha inabilidade de lidar com horários e o descontrole que a rotina fazia sobre minha vida, resolvi escolher um tema que na supervisão de estágio inquietava também as alunas, pois haviam escolas que tinham rotinas pré-determinadas, igual para todas as classes, do berçário aos seis anos. Penso que isso é um absurdo, porque as necessidades das crianças são diferentes. Aí eu resolvi colocar esta questão, só que eu não queria fazer um estudo da rotina dentro da escola.
- A minha primeira pergunta era: Por que é que se organiza o trabalho pedagógico em torno da rotina na educação infantil?Comecei a levantar hipóteses: Será que isso é uma herança da puericultura, será que é uma herança do higienismo? Então, resolvi pesquisar na história e compreender como é esta questão de se constituir uma vida rotinizada.
OS PRIMEIROS ACHADOS
Até a modernidade as crianças e velhos ficavam todos juntos nos grandes asilos, nos hospitais, não existia o específico. Foi exatamente na modernidade que surgiram essas instituições todas, aí é que vai se trabalhar com o específico: hóspede vai para hotel; louco para hospício; doente para hospital. Pode-se ver que a raiz de tudo é ho, tudo a mesma origem porque era a mesma instituição que abrigava a todos. E estas instituições vão se constituir na modernidade com este regramento, com esta normatividade.A pesquisa também se estendeu ao campo da Sociologia, da Antropologia, da Filosofia, onde questões da religião também vão aparecer na constituição da rotina.Assim, a primeira fase da tese foi tentar organizar a parte mais social da rotina, como ela chegou na Educação Infantil.
COTIDIANO OU ROTINA?
A segunda parte do trabalho foi a revisão de literatura dos grandes pedagogos: Froebel, Pestalozzi, Montessori, Dewey. O que esses autores falam de rotina? Depois procurei na literatura brasileira contemporânea o que se fala sobre rotina.Eu vou um pouco por aí, fazendo uma distinção entre rotina e cotidiano. O cotidiano é o tempo vivido pela gente; a rotina é uma construção que se faz para organizar o cotidiano. Tento separar porque existe muita gente usando rotina e cotidiano como sinônimos.
Para continuar sua leitura entra aqui
Fonte: revista Zeroseis Numero 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário